terça-feira, 18 de setembro de 2012

A política de Hoje

(Pv 29.2) Quando os justos governam, o povo se alegra; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
Muitas pessoas não querem nem ouvir falar em “política”. Talvez você seja uma dessas que, quando o assunto é esse logo torce o nariz. Isso se deve ao fato dos muitos escândalos que temos visto e ouvido diariamente.
Mas não  dá para pensar em uma sociedade sem política. O que temos visto hoje em dia é muita “politicagem”, o que é totalmente inverso à política. Como cidadãos do céu, não andemos ficar alheios a este assunto.
“Política”, muitos tem a verdadeira ojeriza a essa palavra. Mas você sabe a origem desse  termo?! O vocábulo ‘política’ vem do grego, polis, ‘cidade-estado’ e caracterizava a vida em sociedade, a coletividade. Alguns denominam ‘política’ como a “ciência do estado”, que é atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público. Outros denominam como a “ciência do poder”, a arte de conquistar, manter e exercer o poder, ou seja, o governo.
Não existe, na face da terra uma pessoa ou nação que seja “apolítico”, ou seja, que não se envolva ou se interesse por política na verdade, como já dizia Aristóteles: “o homem é um animal político”. Mesmo que não gostando dela, não tem como fugir; até na igreja a política está presente (At 15. 6, 25-28).
Vemos, então, que a ‘política em si, não é má, pelo contrário, ela só existe por que existe sociedade. O problema está na politicagem, ou seja, as manobras, ações, os entendimentos e os desentendimentos que os homens (políticos) fazem para conquistar o poder.
Não precisamos em nossa sociedade: a ‘politicagem’, homens legislando em benefício próprio ou do seu partido. Para esses o interesse o bem-estar do cidadão não importa. A Bíblia já nos adverte: “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo suspirava”.
               O Governo do Homem
            No jardim do éden só existia uma forma de governo, a teocracia. Deus, o criador era o único a governar a terra. Todavia o todo poderoso delegou a Adão algumas atribuições para que este pudesse representá-lo aqui na terra, era Deus governando através do homem (Gn 1.28).
            O capítulo três do livro de gênesis,  temos o triste retrato  da queda do homem. Com a queda vieram as mazelas que tanto atormentam os governos até hoje: Guerras, terrorismo, pobreza, desigualdade social, etc. Deus é santo (Lv 19.2) e não poderia compactar com a corrupção do gênero humano (Gn. 6) ele sempre esteve atento ao modo de proceder de suas criaturas.
            Política é coisa séria para uma nação. Precisamos orar a Deus para que os candidatos sejam tementes ao Senhor. Por isso, antes de executar seu direito de votar, o crente deve pedir orientação Divina. Um voto errado pode trazer muitos prejuízos para todo o podo de Deus.
Pr. Carlos Augusto S. Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário